sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dar satisfação...

Na minha senilidade eu descobri uma coisa muito útil: não tenho que dar satisfação nenhuma dos meus atos. Hoje eu posso simplesmente responder a qualquer pergunta sobre algo que eu fiz com: "Eu fi-lo porque qui-lo" e continuar minha vida. Isso é maravilhoso!
Quando eu era mais novo eu vivia dando desculpas e satisfação para qualquer coisa:
Por que não ligou?; Por que ligou?; Por que cortou o cabelo assim?; Por que você bebe?; Por que você gosta dessa roupa?, e com isso eu via um verdadeiro mar de incertezas se formar em minha frente. Eu pensava que a resposta errada a uma dessas perguntas poderia afetar a impressão que as pessoas têm ao meu respeito. Claro que afeta, mas isso deixou de ser uma preocupação. Não que eu não me importe com o que as pessoas pensam ao meu respeito, mas acho que algumas coisas não são mesmo da conta de ninguém. E daí se você acha meu dedo feio?
Eu era realmente muito imbecil. Ficava repensando na cama cada frase que eu disse a alguém e como elas poderiam ser interpretadas, e se isso ia dar uma má impressão a meu respeito etc. Chegava ao ponto de tentar chamar o assunto do dia anterior só pra desdizer, re-dizer, ou acrescentar algo ao que eu disse apenas para ter certeza da reação da outra pessoa. Mas ainda pior que isso era o medo que eu sentia em não ser entendido.
Olhando lá pra detrás eu percebo o quanto eu mudei e nem mesmo senti essa mudança. A idade vai se assentando em nossa personalidade e nos deixando mais calmos, reflexivos e coerentes. Embora eu esteja me achando um velho, creio que um bom "vá tomar no meio do seu cu" tem lá seu valor. Algumas pessoas nos fazem tantas perguntas que não as interessa que isso é tudo o que temos vontade de dizer. Às vezes a gente até pode, mas de vez em quando é bom dar uma de educado e se sair.
A quem é que interessa quem ligou pra você? O que você viu? O que comeu? Sua mulher, seus amigos, os colegas??? Nada disso! Às vezes isso não tem importância nem pra você mesmo, mas sua mulher vai te perguntar: "quem é 91916161 que ligou pra você meia-noite?", seus amigos vão te perguntar: "você viu fulana de tal por lá?", seus colegas vão te perguntar na volta do almoço: "e aí, qual foi o rango hoje?" E você, como um cidadão bem educado há de responder a todas essas perguntas com a maior paciência possível, mas a minha senilidade permite responder a todas essas perguntas com um simples: "e eu me lembro?".
Ah! Como é bom ficar velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *