domingo, 20 de novembro de 2016

Três tons de preto

Não saberia muito bem como dizer como as coisas se deram, mas pra eu lhe dizer hoje que sou um cara preto ou de que cor que fosse eu teria que lhe argumentar um monte de desígnios e destratos que eu nem sei se pra você ou pra mim a uma altura dessa iria fazer algum sentido. Mas, por azar,  tenho que viver assim todos os dias. E sabe eu por que tenho que explicar? Claro que não, mas eu vou tentar lhe dar a voz.
Crescer num mundo torto não faz de ninguém mais certo. Seja como for pra um cara negro de minha terra ter alguma paz de espírito ele tem que primeiro se dar conta de que é homem branco e americano. Sendo assim ele é superior seja lá a que animal for. Já começamos daí; depois, quando se der consciência, se for homem é superior a um menino, se for menino a uma menina e por aí vão se metendo questões de classes, de raças, malandragens; depois ele tem que ter alguma ordem na vida: família, emprego, turma. bando, rede de amigos etc.
Para todos, apesar da pele negra, devo cumprir com todas as minhas obrigações de "homem branco americano evoluído", senão posso ser privado até de minha liberdade de escolha. Está calor você está na praia, mas não pode se banhar por várias razões alheias a você.
Se todo preto é mulherengo? Não pode passar uma mulher bonita na rua que ele não dispense sua atenção, quem sabe algumas palavras. Ela nunca passa à toa. Se o cara não olha é capaz de não ser considerado homem. Se além de tudo seguindo os melhores costumes indígenas e toda a sabedoria da selva tomou umas cachaça de folha, pronto. Mas ele não pode se esquecer que é um malparido dum "homem branco americano evoluído". Por aí um cara como eu já se sente sem jeito de dizer que é só mais um preto o mundo. Mesmo sendo homem branco misturado com índio e alienígenas.
Quando pequeno eu escolhi meu time pelas cores. Já que eu era de pele(preta), sangue(vermelho) e osso(branco)... já contei essa história em algum canto. Cresci, e comendo mais carne carne branca e vermelha continuei incrivelmente feliz por ter escolhido torcer por um time de cores iguais às minhas e no auge da minha juventude com eu pude estar num estádio vendo o meu time de coração ser o melhor das Américas acompanhado do meu melhor amigo.
O que é ser torcedor de um time de fora de sua cidade perto de ser morador de uma cidade que lhe torna mulherengo e preguiçoso com o seu racismo? O que eu era e pra que time eu torcia era um conhecimento fundamental e eu não era pouco assediado por ser um torcedor fiel. O tanto de absurdo que eu tive que ouvir e manter a educação não tá o gibi, mais a paciência pra provar que é "homem branco americano evoluído". Que chatice! Ser preto é ser mulherengo, ser torcedor é ser brigão, ser homem é ser superior a todos os outros animais. Como se acordar e se declarar herege e gay tendo Deus no coração e amando o sexo oposto. Loucura!
Provar que você não está pensando com o pau é outra das loucuras que você nem mesmo tem direito de questionar, porque já pensaram por você e lhe entendem, entende? "Minhas mulheres" até hoje me entendem um preto mulherengo e eu que me foda como as outras coisas.
A lei àurea não resolveu o problema da escravidão, assim como o bolsa família não acaba com a pobreza e ter uma companhia não acaba com a solidão. Tudo isso só garante apenas mais e mais angústia e sofrimento e decepção.
Se vista bem, saia de casa arranje um emprego e quem sabe uma namorada. Construa, se case e tenha filhos e seja feliz. Mas tem que ser nessa ordem senão já é outra coisa que eu não teria como explicar aqui nessas linhas. Antes de tudo você teria que estudar muito pra não acabar perdido. Não quero nem me arriscar a lhe indicar uma leitura, apenas peço para que leia, mas leia sem maldade. Se já maldou tudo leia tudo de novo que fica tudo diferente.
Amo minha cor preta e a minha consciência é muito mais preta (e palosa) que minha pele. Ela ainda brilha muito. É palosa, mas é limpeza.

Feliz consciência negra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *