segunda-feira, 8 de março de 2010

A imbecilidade e sua estupidez

Todo mundo sabe que o ser humano está sujeito a cometer erros facilmente evitáveis, no entanto, uma porção de circunstâncias nos leva a cometê-los e algo muito maior que a simples desculpa por cometer esses erros fica em segundo plano: o bom senso. Todo ser humano, homem ou mulher, fundo, no fundo carrega em si esse pensamento que deve ser sempre levado em consideração não importando a situação.
Não há como não considerar estúpido um sujeito que comete bobagens e usa como desculpa a própria história da imbecilidade humana, às vezes, apenas para aliviar a dor da própria consciência em cometer esses devaneios. Mas o maior problema nisso está no fato de pessoas sensatas, inteligentes e claramente evoluídas considerarem essas atitudes como normais e não acharem cabíveis de uma intervenção séria e exemplar.
Não acredito que dessa maneira o futuro nos reserve algo de melhor, ou que consigamos galgar uma evolução promissora como espécie. Penso que o simples fato de podermos raciocinar, ou racionalizar nos daria tudo o que é necessário para construirmos uma sociedade melhor e uma convivência mais harmoniosa com nossos semelhantes, mas não é isso o que mostra as tv’s, jornais, bate-papos cotidianos e a vida urbana em si. Ou seja, homem não está preparado. Nós não estamos preparados.
Temos desculpas para cortar árvores, agredir a esposa, jogar lixo na rua, gritar com qualquer um, maltratar animais e pessoas mais fracas, desperdiçar qualquer coisa, poluir, matar, esgotar recursos naturais, fazer barulho, perturbar a paz e levar sempre vantagem, mas ninguém se importa de verdade com as conseqüências desse tipo de atitudes. Ninguém se sente responsável por toda a desgraça que faz desse mundo, apesar de belo, um lugar cheio de maldade, medo e desconfiança.
Apesar disso tudo eu tenho uma esperança estúpida de que um dia conseguiremos viver em paz uns com os outros e conseguiremos encontrar melhores meios de se interagir com a natureza e o universo, mas eu nunca vou deixar de duvidar das boas intenções de qualquer um que apareça na tv falando que a humanidade está evoluindo.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *