segunda-feira, 8 de março de 2010

A imbecilidade e sua estupidez

Todo mundo sabe que o ser humano está sujeito a cometer erros facilmente evitáveis, no entanto, uma porção de circunstâncias nos leva a cometê-los e algo muito maior que a simples desculpa por cometer esses erros fica em segundo plano: o bom senso. Todo ser humano, homem ou mulher, fundo, no fundo carrega em si esse pensamento que deve ser sempre levado em consideração não importando a situação.
Não há como não considerar pusilânime um sujeito que comete bobagens e usa como desculpa a própria história da fraqueza humana, às vezes, apenas para aliviar a dor da própria consciência em cometer esses devaneios. Mas o maior problema disso está no fato de pessoas sensatas, inteligentes e claramente evoluídas considerarem essas atitudes como normais e não acharem cabíveis de uma intervenção séria e exemplar.
Não acredito que dessa maneira o futuro nos reserve algo de melhor, ou que consigamos galgar uma evolução promissora como espécie. Penso que o simples fato de podermos raciocinar, ou racionalizar nos dá tudo o que é necessário para construirmos uma sociedade melhor em uma convivência mais harmoniosa com nossos semelhantes, mas não é isso o que mostra as tv’s, jornais, bate-papos cotidianos e a vida urbana em si. Ou seja, homem não está preparado. (Nós não estamos preparados.)
Temos desculpas para cortar árvores, agredir esposas, jogar lixo onde quer que seja, xingar, maltratar animais e os mais fracos, desperdiçar tudo, poluir, matar, esgotar recursos naturais, perturbar a paz e querer levar sempre vantagem, mas ninguém se importa de verdade com as conseqüências dessas atitudes; ninguém se sente responsável por toda a lástima desse mundo que apesar de belo é um lugar cheio de maldade, medo e desconfiança.
Mesmo com isso tudo eu tenho uma esperança tediosa de que um dia conseguiremos viver em paz uns com os outros e encontrar melhores meios de interagir com a natureza e o universo, mas eu nunca vou deixar de duvidar das boas intenções de qualquer um que apareça na tv falando que a humanidade está evoluindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *