domingo, 3 de agosto de 2008

"Amai o próximo como a ti mesmo"

Acho que as pessoas não entendem o que quer dizer essas palavras. Alguns até se esforçam e acreditam que sabem o que elas dizem, mas não adianta de muita coisa pois ao longo de suas vidas não aprenderam. Será que as pessoas não entendem que é necessário mesmo amar ao próximo?
Faço o possível para seguir esse ensinamento cristão(pelo menos esse, sempre), pois o considero o mais importante. Na verdade essa é uma lição para a humanidade não importando a sua crença. Eu mesmo não cria em Deus, mas acreditava que podíamos viver num mundo melhor se todos amássemos uns aos outros; amor e respeito mútuo. Não devemos competir pela vida. Precisamos cooperar para que todos possam viver.
O que está destruindo o mundo e todas as coisas verdadeiramente boas  é essa insana e incessante competição. Alguns creem que isso é bom para a evolução da raça, mas isso é de uma inutilidade sem tamanho. Darwin fez uma descoberta, desenvolveu uma teoria, mas ele não podia crer que isso fosse se aplicar aos seres humanos. Isso seria um crime contra a humanidade e ele mereceria a forca. De que serve a nossa "inteligência" se não conseguimos perceber que há uma diferença entre a natureza e a humanidade? Por que será que alguns insistem em usar essa inteligência apenas para levar vantagem e prejudicar os outros?
Às vezes eu choro por isso. Por fazer parte desse mundo; por fazer parte da raça huamana. Logo eu, que não queria viver além dos 12 anos, estou beirando os 40, e pra quê?
Pra me envergonhar cada vez mais?
Pra não ser entendido cada vez mais?
Pra ter mais provas de que o ser humano é o pior animal no universo?
Acho que a minha falta de ambição é mesmo o meu maior defeito, mas eu não quero ambicionar nada que não seja um mundo onde as pessoas sejam legais umas com as outras. Não quero compartilhar com quem não quer o bem comum, com os egoístas, com os cretinos...
Não quero ter cuidado por onde eu ando.
Não quero ter cuidado com as pessoas quem ando.
Não quero ter cuidado comigo.
Zaratustra dizia:
"amai ao próximo como a ti mesmo,
mas sede desde já dos que se ama a si próprio;
dos que se ama com grande desdém."
É um bom ensinamento, não é nenhum absurdo, não faz mal nenhum a não ser a si mesmo, talvez. Eu seguia isso antes mesmo de conhecê-lo e depois que o soube passei a amar ainda mais as pessoas à minha volta.
Já consegui deixar de me decepcionar, o que foi muito difícil, pois ainda cria em boas intenções, mas descobri que é infinita a quantidade de decepções que uma pessoa pode causar, principalmente aquelas que não tem no amor uma base. As pessoas são capazes de tudo para se "darem bem". Espero que eu não viva o bastante para deixar de amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *