sábado, 7 de março de 2009

Quantas vezes podemos responder precisamente a uma pergunta?

Antes de tudo é necessário saber exatamente o que está sendo perguntado em seu sentido real e pleno. O que poderia ser uma simples pergunta se torna, às vezes, um problema incomensurável. A resposta para a soma 2 + 2 pode até ser quatro, mas se pensarmos bem vamos ver que a pergunta, na maioria das vezes, não está completa. Podemos pensar um pouco... se dois mais dois for 4 o mundo pode encontrar a paz com um simples aperto de mãos, ou melhor ainda, com um beijo, mas não é de nada disso que essa pergunta trata. O que eu queria saber é: quantas vezes podemos responder precisamente a uma pergunta?
Vou tentar ajudar. Dois gambás se encontram com mais dois gambás, o que temos? R - Depende. ?!
São dois machos e duas fêmeas, são três machos e uma fêmea, ...? E se dois grupos de quatro gambás se encontram o que temos? Uma cambada de filho da puta? NÃO!!! Vou tentar ajudar de outra forma...
Numa noite fria de inverno londrino, dois homens solteiros vão a um pub. Lá eles encontram duas belas jovens sozinhas e lindas, o que temos? Dois casais? Sendo assim dois mais dois é dois. Mas isso não responde a minha primeira questão: quantas vezes podemos responder precisamente a uma pergunta? E ainda por cima tem uma outra quanto é dois + 2?
Na verdade o que eu estou fazendo é embromando, ou simplesmente tentando entender como pensa o ser humano. O que nos ensinam na escola não tem nada a ver com educação e sim com doutrina. A pessoa vai desenvolvendo um intelecto nos moldes de um pensador inseguro que se quer sabe responder a sua necessidade. 
Você tem vontade de fazer o que? O que é você? Por que você aprende? É fácil responder a isso, mas algumas pessoas insistem em dar essa resposta dizendo que isso a diminui ou que a torna uma pessoa submissa, outras simplesmente dão essa resposta por ojeriza ao raciocínio, mas vamos ver...
Ao longo dos anos o ser humano vai desenvolvendo a capacidade de dissimular, mentir, e ludibriar então elas vão se tornando cada vez mais humanas, pois enganar por capricho é uma coisa exclusivamente humana. Alguns animais também enganam, mas estes meramente por uma questão de sobrevivência. O ser humano vai adiquirindo certas habilidades que os afasta cada vez mais da natureza, afasta tanto que logo inventaram a expressão “natureza humana” que é uma das coisas que podemos chamar de “aberração da natureza”.
Por que somos assim??? É mais uma das perguntas que não podemos responder precisamente talvez na Grécia Antiga Sócrates ou até Zeus tivesse uma boa resposta, mas eu garanto que não seria uma resposta precisa. Como eu posso garantir isso? - Pergunta ao Sófocles! Talvez Freud explicasse, mas quem é ele pra me dizer que eu sou 3, ou posso ser 4? Só porque com isso ele me ajuda a por em dúvida vários dogmas...?
Como podemos responder a uma simples pergunta raciocinando? Não podemos. Não existem perguntas simples e sim perguntas de respostas óbvias.

Um comentário:

  1. -"(...) A fala e o pensamento excessivos
    Desviam-no da harmonia com o caminho.
    Corte a fala e o pensamento
    E não haverá lugar que você não possa penetrar."

    Vc vai ficar maluco desse jeito! Risos.

    ResponderExcluir

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *