terça-feira, 13 de maio de 2008

Ê, povo brasileiro!

Hoje as pessoas comemoram a abolição da escravatura. A assinatura, por Princesa Isabel, da Lei Áurea. Será que alguém sabe realmnte o que significa isso? Será que todas essas pessoas negras e brancas levam mesmo a sério essa história de liberdade para os escravos?

Não vou falar do preconceito, pois isso é um problema neurológico, falo da pura e simples exploração racial que nunca deixou de existir. Hoje os negros têm menores salários, mulheres negras menores ainda e regiões com maior percentual de negros piores ainda. A que se explica isso?

Faz mais de cem anos que a lei foi assinada, mas sinceramente não faço idéia do por quê de a terem assinado. O homem não precisa de um papel para provar a sua liberdade. Ainda penso que todos nascemos livres, independente da assinatura de um rei, princesa, presidente.
Nos colocamos sob ameaça a cada manifestação de protesto contra todos os absurdos da nossa raça, a humana, mas insistimos em comemorar datas que na verdade são nada mais do que vergonhas em nossa evolução.
Na Bahia existem dois feriados pela independência do Brasil: 2 de julho e 7 de setembro, mas para o Brasil só existe uma data da Independência que é a que foi proclamada às margens do Ipiranga. Alguém sabe por que? 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, data festiva para o “povo negro”, tão importante como a paixão de Cristo, mas não é feriado. Não na Bahia, o lugar com mais negros fora da África. Alguém sabe por que? Eu não sei, mesmo porque eu não sei porque se comemora o nascimento e a morte de Cristo, mas isso é uma história completamente diferente.
O mais triste de tudo isso é que o homem continua evoluindo, mas sempre dando passos cada vez maiores para trás. Não sei se haverá um dia de paz em todo o mundo, nem sei se viverei tempo suficiente pra ver o mundo um lugar melhor, na verdade eu nem quero viver tanto. Mas ficaria muito feliz em ver que as pessoas se respeitam indiferentes a cor, crença ou condição social.
O que é que eu estou falando?
Pior que tudo, pior que o racismo, a intolerância e a imbecilidade é que os seres humanos gostam de se ofender.

Será que isso um dia irá acabar?

Um comentário:

  1. acho que não acaba não, Thi...

    mas é fato que hoje eu tô num dia de extremo pessimismo. normalmente eu acredito que tudo vai dar certo, nem que a gente tenha que acabar com esse mundo e começar outro.

    ;*

    ResponderExcluir

Aprecio muito!

Se chegue

Nome

E-mail *

Mensagem *